Para entrar em contato: sc_portella@yahoo.com.br ou (21) 9699.7368


quarta-feira, 16 de março de 2011

FEMEAS CHOCANDO

Todo cuidado com as fêmeas no período de choco é pouco pois temos umas que só em vc tentar olhar os ovos elas abandonam o ninho então vc tem que conhecer bem o seu plantel, o melhor é colocá-las em um local com pouco movimento ou seja na prateleira mais alta do seu criadouro até ter um completo conhecimento de cada uma delas.
Temos que ter sempre tudo anotado pois só assim não teremos surpresas desagradáveis como a que me ocorreu, esqueci de colocar banho para a fêmea nos tres dias que antecede a eclosão, o filhote não conseguiu se descolar do ovo e a mãe ao tentar limpá-lo jogou fora como se fosse só casca, e ao cair não resistiu à queda.
Temos que sempre manter os ovos umedecidos principalmente do 10º dia de choco até o nascimento dos filhotes, é muito fácil, temos que manter sempre a banheira com água limpa e a fêmea cuida do resto, caso ela não seja muito chegada a banho é so colocar a banheira embaixo do ninho e ir trocando a água pelo menos 02 vezes ao dia. Uma regra simples, que hoje eu não a cumpri e paguei por meu desleixo com a perda de um filhote, como eu sempre digo a mamãe natureza não permite falhas, errou vai pagar de alguma forma.
Isto tudo fica no pc e os calculos tambem facilita muito com uma rapida averiguada e temos :
- dia da primeira postura mais 7 dias = a verificação se esta galado
- dia da primeira postura mais 13 dias = nascimento
- dia do nascimento mais 5 dias = anilhamento ( ai o que mais vai importar é o tamanho do filhote tenho femeas que tenho que anilhar com 4 dias e outras que so com 8 dias de nascidos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário